Quanto Custa?

Canada Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar no Canadá

Custo de Vida

Em média, estudantes internacionais no Canadá gastam aproximadamente CAD$250 por semana para viver.

Maior custo benefício

O Canadá possui um excelente custo benefício. Este é um dos grandes motivos do Canadá ser hoje o destino mais procurado por estudantes brasileiros frente a países como Inglaterra, Austrália e Estados Unidos.

O ensino é bastante acessível aos estudantes estrangeiros que contam com cursos de excelente qualidade com preços muito competitivos, baixo custo de vida e passagens aéreas mais baratas. O país é extremamente receptivo a estudantes, turistas e imigrantes.

Confira abaixo uma tabela de preço (em média) de alguns produtos e serviços nas maiores e mais procuradas cidades do Canadá: Toronto e Vancouver.

Toronto

Moradia, serviços e produtos variados
Aluguel (apto 1 quarto – fora de downtown). Água e aquecimento estão incluídos $750- $1.200
Conta de luz ( 1 a 2 pessoas) $20
Telefone ( linha fixa) $20
Internet $20 – $45
Metropass mensal (passe do metrô e ônibus juntos) $128,50
Metropass semanal (passe do metrô e ônibus juntos) $38,50
Metrô por dia $3,00
Tarifa de Ônibus por dia $3,00
Refeição em restaurante em média $10 – 25
Cinema $8,50 – 12
Taxi – Aeroporto/Downtown $50
Ligações locais de telefones públicos $0,50
Cartão de telefone internacional $2,50
Custo de celular mensal $100,00
Jornal (existem gratuitos) $1,75
Carta dentro do Canadá $0,52
Carta Internacional $1,55
Carteira de cigarro $8

Fonte: TTC – The Toronto Transit Commission

As cotações são por MÊS e em dólar CANADENSE .

Vancouver

Moradia, serviços e produtos variados
Aluguel (apto 1 quarto – fora de downtown)Água e aquecimento estão incluídos $750- $1.200
Conta de luz ( 1 a 2 pessoas) $20
Celular $40
Telefone ( linha fixa) $20 – $45
Internet $20
Metro (Zona 1) $73
Metrô passe unitário (Zona 1) $2,50
Taxi – Aeroporto/Downtown $28
Ligações locais de telefones públicos $0,25
Jornal $1,75
Carta dentro do Canadá $0,50
Carta Internacional $1,55
Cigarro $8

As cotações são por MÊS e em dólar CANADENSE .

Exemplos de custos de um estudante em Vancouver

Existem três custos fixos necessários para viver em Vancouver, que são acomodação, transporte e alimentação.

  • Acomodação: Optar por dividir um apartamento com outros estudantes no centro da cidade após o primeiro mês de Homestay é uma ação comum. Existem variáveis que interferem nos valores, porém é uma média entre $500 à $650 dólares por mês, por pessoa.
  • Transporte: Valores dependem de onde você for  morar. Se você morar no centro, não precisará de passe de ônibus, porém se morar fora do centro, utilizará diariamente o transporte público. Valores mensais, por zona: Zona 1: $91.00 | Zona 2: $124.00 | Zona 3: $170.00, por aluno (Valores de 2015).
  • Alimentação: A cidade oferece variedade no cardápio tanto para o prato quanto para o “bolso”. A sugestão é fazer compras em supermercados e cozinhar em casa, para haver uma economia mensal. Tudo depende do que você compra, quando compra e como utiliza. Média de custo para um supermercado de $150.00 por mês, por pessoa.

Moeda

A unidade da moeda são os Dólares Canadenses. As notas mais comuns em circulação são as de valores de $5, $10, $20, $50 e $100. As moedas são de valores de 1 centavo (pennies), 5 centavos (nickels), 10 centavos (dimes), 25 centavos (quarters), $1 (loonies) e de $2 (twoonies). As moedas de $1 e $2 foram introduzidas durante os últimos 10 anos, e ainda há notas canadenses $1 e $2 em circulação (porém elas também se tornaram itens de colecionadores). As notas canadenses são claramente marcadas e cada valor tem uma cor distinta.

Operação Bancária

As horas regulares da operação bancária em Canadá são 9:30 da manhã às 4:30 da tarde, segunda-feira a sexta-feira, com horário prolongado inclusive nos fins de semana em algumas localidades. Aos visitantes que desejem sacar cheques ou requeiram outros serviços de operação bancária recomenda-se verificar o horário de funcionamento com as instituições. As filiais principais de bancos autorizados canadenses, particularmente em grandes centros, fazem câmbio de moeda estrangeira. Diversos grandes bancos europeus e estrangeiros têm escritórios em Toronto, e vendem moedas estrangeiras diretamente.

A maior parte dos bancos têm caixas automáticos que funcionam 24 horas por dia, para serviços bancários ou cartões de crédito através das mais importantes redes interbancárias internacionais, tais como Cirrus, Plus e Interac.

Gorjetas

Algumas propriedades e hotéis incluem gorjetas e gratificações nos pacotes de grupos de turismo para simplificar a contabilidade. Isso usualmente inclui serviços de arrumadeiras, porteiros e garçons. Se as refeições estão incluídas no preço do pacote, a gratificação é calculada em 15%. De qualquer forma, a gorjeta padrão na maior parte dos restaurantes é de 15%.

Fonte: Vancouver para Brasileiros, Toronto para Brasileiros