Quanto Custa?

Canada Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar no Canadá

Ensino Superior

Os Colleges e Universidades no Canadá tem reputação de excelência na educação e no ambiente acadêmico em escala internacional e contam com a implementação dos últimos avanços tecnológicos e liderança em pesquisas.

O processo de seleção nas Universidades Canadenses não se dá através de vestibular ou qualquer outro tipo de prova. Preenchendo os pré-requisitos, você já é um candidato.

Universidade ou College?

No Canadá existem os Colleges e as Universidades. A diferença é que as universidades são mais acadêmicas e teóricas enquanto que os Colleges são mais práticos. No Canadá os dois são muito bem conceituados. Muitas vezes os Colleges são mais procurados (dependendo da área) para entrar no mercado de trabalho mais rápido, já que os cursos são mais “hands-on” (ou seja é mais “mão na massa”). Para as pessoas interessadas em participar futuramente em algum programa de imigração, o College pode ser mais indicado.

Mestrados e os Doutorados são feitos principalmente nas universidades.

Nos colleges existem pós-graduações que eles chamam de “Graduate Certificate/Post-Graduate Certificate/Post-Degree” (lembrando que no Canadá o “Graduate” é pós-graduação, e o que conhecemos aqui como “graduação” lá no Canadá se chama “undergraduate”).

Pré-requisitos para Universidade

O primeiro passo para se ingressar na Universidade no Canadá é preencher os seguintes pré-requisitos:

  • Escolaridade necessária para ingressar em:
    • Bacharelado/Graduação – Se você pretende fazer um Bacharelado/Graduação, é necessário já ter cursado 1 ano de Bacharelado ou Licenciatura em Universidade ou Instituição que seja reconhecida pela Universidade no Canadá. Este requerimento é em razão do sistema de ensino no Canadá ter 1 ano a mais no Segundo Grau. Você pode, ainda, preencher este pré-requisito estudando 1 ano de curso técnico profissionalizante no Canadá ou fazendo o ultimo ano de High School no Canadá. Algumas Universidades poderão considerar a sua matrícula se você tiver somente 2º Grau Completo contanto que você tenha acima de 21 anos e tenha experiência profissional relevante na área em que pretende estudar.
    • Pós-graduação/Especialização – Se você pretende fazer uma Pós-graduação/Especialização, é necessário formação superior em Universidade/Instituição reconhecida pela Universidade no Canadá.
    • Mestrado – Se você pretende fazer um Mestrado, é necessário formação superior em Universidade/Instituição reconhecida pela Universidade no Canadá. Algumas áreas exigem que você tenha, ainda, experiência profissional relevante na sua área de formação.
  • Inglês:
    É extremamente importante ter fluência no inglês, que deverá ser comprovada através de Certificados como IELTS ou TOEFL. A prova para obtenção deste Certificado pode ser feita no Brasil ou mesmo no Canadá. A nota mínima exigida varia de acordo com a Universidade e o curso escolhido.

Preparatório para Universidade (Pathway Courses)

O Pathway, por ser um programa que exige um nível de inglês intermediário/avançado é focado pra clientes que querem fazer uma graduação, pós-graduação ou até mesmo curso técnico no exterior. Pessoas que buscam uma segunda graduação, desejam mudar de área ou buscam uma especialização (pós / mestrado) também são indicadas para fazer o curso. A maioria já tem um conhecimento de inglês, mas precisam aperfeiçoar para conseguir acompanhar as aulas na universidade, e por isso fazem esse curso.

Pré-requisitos:

O primeiro passo é fazer um teste on-line e ter no mínimo 18 anos. De acordo com o teste, poderemos orientar quantas semanas serão necessárias de preparatório. O aluno estará apto quando ele atingir o nível de inglês exigido pela mesma. Para ingressar em universidade canadense é necessário o histórico escolar traduzido e juramentado e o nível de inglês. Se o aluno fizer o pathway, pode entrar direto, mas se por acaso mesmo assim a Universidade não aceitar, ele deverá prestar o TOEFL e atingir a nota mínima exigida pelo curso que ele escolheu.

Por que fazer?

Apesar de ser requisito, o TOEFL ou o IELTS nem sempre é o suficiente para o estudante conseguir fazer um bom acompanhamento. Além de poder entrar direto em uma instituição parceira, o estudante fica mais preparado para o ambiente universitário. Muitos estudantes brasileiros tem o sonho de fazer uma especialização fora, mas a maioria não tem o nível do inglês, ou se tem, não estão acostumados com o ritmo e nível de discussão em inglês.

O principal objetivo do pathway é deixar o aluno apto para uma universidade. Com o curso, a pessoa aprende como dar uma palestra, fazer apresentações, discussões em grupo, crítica de artigos, etc, enfim…todas as situações que ele vai enfrentar dentro do ambiente acadêmico.

Como funciona?

Todo aluno precisa demonstrar proficiência em inglês. E isso é feito através de provas como o TOEFL, por exemplo. Com o curso pathway, a obrigatoriedade dessa prova torna-se dispensável para os alunos que desejam entrar em universidades parceiras dessas escolas de inglês. Cada universidade e escola de inglês possuem sua própria metodologia de avaliação. Em alguns casos, o término do curso é o suficiente para garantir a entrada. Em outros, após o término do curso, faz-se uma prova (diferente do TOEFL) que dará uma pontuação ao aluno que pode, ou não, ser suficiente para o seu ingresso no curso superior. Digamos que as universidades “confiam” em suas escolas parceiras. Se o aluno é aprovado é porque ele realmente tem condições de frequentar um curso superior no país. O aluno que queira tentar o ingresso em uma faculdade que não seja parceira da escola onde ele esteja estudando, terá que fazer a prova do TOEFL de qualquer maneira, assim, o pathway acaba virando um curso preparatório para o TOEFL.

Cursos, durações, permissões pra trabalho e residencia permanente.

No Canadá você escolherá qual área você quer estudar em cursos profissionalizantes ou universitários, as durações são as seguintes:

  • Certificados: 1 ano,
  • Diplomas: 2 anos
  • Graduação & Bacharelado: 3 a 4 anos de estudos.
  • Pós graduações duram em geral 8 meses, que são os 2 semestres letivos canadenses.

Em qualquer curso acima descrito, mesmo se você estudar por 2 anos letivos poderá pedir a permissão de ficar ate 3 anos no Canadá somente trabalhando após formado. Tanto em um como em outro curso, você poderá trabalhar enquanto estuda, nos primeiros 6 meses somente dentro do campus da escola e a partir dos 6 meses seguintes, poderá trabalhar fora do campus em qualquer área, com o visto de trabalho em aberto. Durante as aulas, o período de trabalho será de 20h/semanais. Nas férias ou class-break, poderá trabalhar por ate 40h/semanais.

Depois de formado, você poderá pedir mais 3 anos de permissão para ficar somente trabalhando no Canadá e ainda aplicar para a Canadian Experience Class de imigração, onde poderá virar Residente permanente no país.